Escovando Bit - Alex Kidd in Miracle World (Master System)

Atualizado: 27 de Nov de 2020


Por um bom tempo Alex Kidd foi o mascote informal da empresa Sega até a chegada de Sonic. Alex Kidd um jogo de plataforma lançado pela Sega em 01/11/1986 no Japão ficou conhecido ao redor do mundo quando foi incluído na memória do Master System II, console desenvolvido pela na época poderosa Sega.


Alex Kidd mantem seu status de clássico, lembrado como um dos mais importantes jogos de 8-bit e provavelmente o mais famoso jogo de Master System. O desenvolvimento e creditado a Kotaro Hayashida, também conhecido como Ossale Kohta, que trabalhou em jogos da Sega até 1994, no 32X. Rieko Kodama [biografia] está nos créditos (como Rie Wakashimazu), em cargo desconhecido na produção.


O primeiro título do Miracle World era “Miracle Land”, inicialmente a ideia era desenvolver o jogo como um action RPG onde Alex iria usar um cajado como arma em vez dos seus famosos socos, mas com o tempo as ideias foram mudando e o jogo se transformado no produto final que a maioria de nós conhece nos dias de hoje.


Enredo

(contém Spoiler)

Séculos atrás, o planeta Aries (o “Miracle World “, ou Mundo Miraculoso) era lar do garoto Alex. Ele passou sete anos no Monte Eterno, onde estudou e treinou a arte ancestral Shellcore, que ensina a destruir enormes rochas apenas com as mãos.

Um dia, quando deixava a montanha de volta pra casa, Alex encontrou um moribundo que o advertiu sobre Radactian estar em grande perigo. Entregando-lhe um medalhão feito com a Pedra do Sol e um pedaço de mapa, o homem morreu.


Alex descobre que o culpado é Janken o Grande, governante do planeta Janbarik, que, com o desaparecimento do Rei Thunder, sequestrou o herdeiro ao trono de Radactian, o Príncipe Egle, e sua noiva, a Princesa Lora. Os cidadãos temem o poder mágico de Janken, capaz de transformar pessoas em pedra. Alex se vê no papel de único a poder vencer a ameaça.


Após derrotar Gooseka, o cabeça de pedra, Alex chega à ilha do Santo Nurari e descobre que é um príncipe, sequestrado quando bebê. No reino de Namui, um homem fala de sua incrível semelhança com o irmão Egle, que está aprisionado no castelo de Radactian.


Rumo ao castelo, Alex encontra e derrota Chokkinna, o cabeça de tesoura, além de Parplin, o cabeça de papel. Alex resgata o irmão, que avisa sobre uma carta pessoal do Reino de Niban, que está em algum lugar do mesmo castelo e precisa ser recuperada, além do Medalhão da Pedra da Lua, que está no Reino de Niban. Alex localiza a carta, mas antes de partir é obrigado a enfrentar Gooseka pela segunda e última vez.



Na cidade, Alex derrota Chokkinna em definitivo e segue ao Reino de Niban, onde fala com o Rei. Alex recebe a segunda parte do mapa, além de transporte para descer o Lago rumo ao castelo de Janken. Após vencer em definitivo Parplin, ele enfrenta os perigos do castelo até encontrar o próprio Janken, que promete se render caso Alex o derrotar num jogo de jankenpon; mesmo perdendo, ele ataca Alex com sua magia mas é derrotado, agora nos punhos, transformando-se em estátua.


No ponto mais alto do castelo, Alex encontra a Princesa Lora. Ela diz que sua mãe, Patrícia, está em boas mãos; ele deve obter a Coroa de Ouro para reverter os efeitos mágicos de Janken e banir para sempre suas forças. Alex segue para o local indicado e após decifrar o enigma da Pedra Hirotta, recupera a Coroa.


Ele restaura a paz a Radactian e todas as pessoas transformadas em pedra voltaram ao normal. Na cidade, Egle é coroado Rei de Radactian, e Alex, como grande artista marcial, fica no posto de Protetor da Cidade, embora sua meta seja encontrar o pai, o desaparecido Rei Thunder.


Jogabilidade

Nesse jogo controlamos somente Alex Kidd, o personagem pode socar para derrotar seus inimigos, pular e nadar nas fases onde tem água. Também e possível contar com lojas que vendem itens

para ajudar durante a campanha. Em algumas fases existe um chefe onde e preciso vencer o mesmo num jogo de jankenpon (pedra, papel e tesoura), que acho ser uma das partes mais divertidas e diferenciadas que Alex Kidd in Miracle World trouxe para época.


Os cenários variam de montanhas, cavernas, fundo de rios e castelos, nem todos as fases tem um chefe a ser derrotado, e Alex Kidd não conta com uma barra de energia, um esbarrão no inimigo já e o suficiente para se perder uma vida.


Fases



Segundo os manuais do Brasil e EUA:


  • Monte Eterno (Mt. Eternal)

  • Lago Profundo (Lake Fathom)

  • Ilha do Homem Santo Nurari (The Island of St. Nurari)

  • A Pequena Cidade de Namui (The Village of Namui)

  • Monte Kave (Mt. Kave)

  • Bosque Negro (The Blackwoods)

  • Terras Baixas de Bingoo (Bingoo Lowlands)

  • Castelo de Radactian (The Radactian Castle)

  • Cidade de Radactian (The City of Radactian)

  • Reino de Nibana (Kingdom of Nibana)

  • Lago Cragg (Cragg Lake)



O jogo teve uma recepção muito boa ficando com média de 9 nas reviews que teve tanto na época de lançamento e nas de retrospectiva. O review do Memória BIT deu nota 8.7/10, com destaque para a jogabilidade que “não se limitou a ser um clone de Mario “.



Referências

Memória Bit

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