Cérebro Gritador - criatura para D&D

Essas estranhas criaturas habitam o Subterrâneo protegendo seus mestre Ilitides, defendendo o seu covil de intrusos e preparando o terreno para que os poderes psiônicos dos Devoradores possam ser mais efetivos. Eles são humanoides, geralmente humanos ou elfos trazidos à força para as profundezas e enlouquecidos pela manipulação dos Ilitides. Seu tormento fica evidente, com olhos esbranquiçados e arregalados numa expressão de loucura, eles são pálidos e magros, sem emitir som. A sua fronte é maior que em um humanoide comum, mostrando veias saltadas e sinais de um cérebro quase estourando a caixa craniana.

Eles vivem escondidos procurando afetar todos os seres senscientes que percebam não pertencer ao Submundo ou que não tenham proteção psiônica. Eles se fixam num local e ficam aterrorizando as suas vítimas, induzindo-os à Loucura e ao desespero. No mínimo, seus ataques enfraquecem muito os invasores, para seus mestres Ilitides lidarem com facilidade com eles.

É possível perceber a presença desse seres pela força dos gritos, cada vez maior conforme os alvos se aproximam deles. Estar próximo de um deles, até 30m, provoca dores fortes de cabeça e um estranho zunido no ouvido. No Submundo, todos entendem que um deles está escondido próximo desses fenômenos.

Buscadores de Intrusos: um Cérebro Gritador fica protegido em algum ponto das cavernas próximas das entradas dos reinos Ilitides; num raio de até 10km eles sentem as presenças de todos os seres senscientes na área, podendo perceber seu número, direção e se estão acostumados ou não ao Submundo.

Inflingir Loucura: Uma vez que perceba um grupo de intrusos, ele envia seus gritos telepáticos até a distância de sua capacidade de busca (até 10km). Esses gritos se manifestam como sussurros, gemidos, sons guturais ou os medos das criaturas afetadas, desorientando-as, podendo gerar Loucura, quebrar qualquer concentração em magias ativas ou mesmo acordar os alvos em meio a um descanso. Uma vez usado, dependendo da distância do Cérebro Gritador de seus alvos é que se determina CD dos testes de Resistência de Sabedoria e seus efeitos de Loucura (regra opcional do Livro do Mestre).

10km a 6km = CD 10 - Loucura de Curta Duração.

5km a 2km = CD 12 - Loucura de Curta Duração.

Menos de 2km = CD 15 - Loucura de Longa Duração, dores de cabeça e zunidos são sentidos (2d4 de dano psiônico para quem passa no teste).

Usos Prolongados ou em alvos Exaustos = CD 20 - Loucura Permanente.


Cérebro Gritador

Humanoide médio, qualquer Tendência.

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Classe de armadura 10

Pontos de Vida 22 (4d8+4)

Deslocamento 9 metros

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FOR DES CON INT SAB CAR

12(+1) 10(0) 12(+1) 15(+2) 15(+2) 10(0)

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Testes de Resistência: For +1, Des +0, Con +1, Inteligência +4, Sabedoria +4, Carisma 0.

Percepção passiva 14

Perícias: Percepção +4

Idiomas: Comum, Subterrâneo

Nível de desafio 3

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Resistência dano Psiônico

Sentidos: Visão no escuro 18m.

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AÇÕES

Rajada Psiônica. Ataque à distância: +4 para atingir, alcance: 30m, um alvo. Acerto: 15 (3d10) Psiônico.


REAÇÕES

Escudo Psiônico: em uma Reação, um Cérerbro Gritador pode se defender contra um ataque de um oponente, em corpo-a-corpo, lançando um poderoso efeito ao redor de si, semelhante à magia Onda Trovejante, mas que não emana som e sim energia telecinética. Num raio de 4,5m ao redor do Cérebro Gritador, todos realizam um teste de Resistência de Constituição, CD 12, se falhar, recebe 2d8 de dano Psiônico e é empurrado 3m para longe dele. Sucesso não inflige dano ou empurra. Até a sua próxima rodada, o Cérebro Gritador tem CA +5 (15).


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